Márcia Rio Jovial
Márcia Ribeiro Joviano, nome artístico Márcia Rio Jovial. Nascida em Duque de Caxias, criada em São João de Meriti e morando a 12 anos em Belford Roxo.
Pedagoga, especialista em arteterapia para a saúde e educação, especialista em africanidade Brasil. Leciona a 31 anos na rede Estadual de Educação e há 26 anos na rede Municipal de Belford Roxo como orientadora
pedagógica.
Márcia escreve desde criança, onde mantinha um diário, pois, segundo ela, escrever é um ato que você deve fazer em todos os momentos. Acredita que a família tem papel fundamental para a sua iniciação nas artes, pois lembra com carinho que sua mãe sempre gostou de levá-la ao teatro. Ressaltando que eram atrações gratuitas
Seu pai, hoje falecido, um pintor de paredes, era um homem sonhador que sempre gostou de inventar histórias e que acreditava na possibilidade de mudar o mundo.
“Lembro que eles me levavam aos espetáculos de dança na quinta da boa vista e da Orquestra Sinfônica da Petrobras na praça de São João de Meriti.”
“Liberte suas mãos e escreva.”
Com essa frase de força, ela colocou em prática e começou a escrever.
“Aliviar pensamentos, escrevo para falar de minhas dores, minhas alegrias. A escrita é para registrar a minha história e tudo que acontece em nosso mundo, escrevo como forma de reivindicação e de luta”
Além de tudo, também é:
Escritora do livro Pensamentos, despensamentos
Poetisa
Palestrante – Dez antologias
Contadora de histórias
Fez figuração no filme Até as pedras se encontram (foto abaixo)
Sua participação na FLIM 2024:
Conheça mais um pouco de seu trabalho: