Milena Sá
Milena Sá
Percussionista, Cantora, Compositora, Cineasta, Educadora Musical e Musicoterapeuta
A multi-artista, Milena Sá é Compositora, Cantora, Percussionista e Cineasta. Pernambucana, reside no Rio há muitos anos e mantém uma longa carreira dedicada às artes em geral com foco nas áreas da música e do cinema e na relação entre eles, integrando performances audiovisuais desde cedo em sua trajetória artística:
Graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF- 2010) e musicista de carreira, desde 2005, estudou na Escola Villa Lobos (2000) e na Escola Portátil de Música UNIRIO (2005 -2008). É pós graduada em Musicoterapia pela Inove Saber.
Como percussionista e cantora, participa de projetos como: Pixinguinha para Crianças (RJ), , projeto que idealizou em 2013 e que recentemente fez circulação do SESC PULSAR 2023, Amilê Trio(UK), trio de musica instrumental brasileira que circulou pela Inglaterra entre 2017 e 2019 e Cantos da Fulô (RJ), trio feminino de forró, Boi Marinho (PE) com quem gravou percussões e vozes no disco ”Deixa o Boi Vadiar” em 2021, Céu na Terra(RJ) grupo de cultura popular no qual atua desde 2000 e Águas das Yabás (BA) o projeto de composições autorais criado em 2020 na Chapada Diamantina junto com a pernambucana Laila Rosa e a Sanfoneira chilena Valentina.
Em 2023 integrou o projeto Sound Painting Rio na Mostra Cine Concerto onde fez a trilha sonora ao vivo com mais 8 mulheres no filme A Paixão de Joana Dark no Cine Arte UFF.
Está previsto para dezembro de 2024, o lançamento do primeiro single autoral “Águas de Oxum”, com produção musical do olindense Gilu Amaral.
No início da pandemia do covid- 19 realizou com seu filho Gabriel de 12 anos, o projeto Sonoridades no Lar, contemplado nos editais Cultura Presente nas Redes e SESC ConVIDA e finalista do Meu Bebê Festival com a Musica TOPZERA.
Morou em Liverpool na Inglaterra, entre 2016 e 2019, sendo uma das fundadoras o Clube do Choro de Liverpool, com o qual realizou diversas apresentações na Inglaterra. Fez a residência artistica Both Sides Now criando o projeto ‘Stealing Sheep’s Suffragette Tribute’ – a performance inspirada no sufrágio levada para os maiores festivais de verão do Reino Unido em 2018. Em 2017 voltou ao Brasil para a turnê com o Projeto Pixinguinha para Crianças no Festival de inverno dos SESCs Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, Festival Villa Lobos (2015), entre outros.
Como educadora musical, desenvolveu oficinas nas principais cidades da Europa, (Paris, Lisboa, Berlim, Londres, Bruxelas, Sevilha, Barcelona e outras). Workshop de Pandeiro no Festival Vai Baião, em Lisboa, Portugal, 2017. Workshop no Festival da Tribe of Doris na Inglaterra, 2018. Oficina no Festival Chora Bruxelas, na Bélgica, 2018. Tocou na banda de Gafieira formada pelos professores do festival, entre eles estavam os grandes mestres da música brasileira Hamilton de Holanda e Humberto Araújo. Atualmente é professora e regente de Alfaia(tambor da tradição do Maracatu) da Orquestra Voadora e arranjadora e percussionista do Bloco franco brasileiro Ulalaô que estreou esse ano no carnaval do Rio.
Como VJ participou do Festival Internacional Europália, na Bélgica em 2011. Festival RecBeat no carnaval de Recife de 2007 a 2015. Em 2008 participou do festival La Paz Marka na Bolívia.
No cinema produziu, dirigiu e fotografou o documentário musical “Nas Rodas do Choro”, premiado pela TV Brasil na Mostra Internacional de Filme Etnográfico e distribuído pela gravadora Biscoito Fino. Em 2010 dirigiu junto com a antropóloga Clarisse Kubrusly o documentário “Dona Joventina” que foi contemplado no edital Etnodoc e premiado (menção honrosa) pelo museu do folclore do Rio de Janeiro. Em 2021 dirigiu, fotografou, produziu e montou o doc curta metragem Wiranã, O Amanhecer, premiado pela Lei Aldir Blanc pelo LAB PE e indicado a melhor fotografia do MICINE.
Trabalhou como fotografa e operadora de câmera em vários projetos no Rio de Janeiro e Recife. Durante 5 anos foi operadora de câmera do programa de televisão premiado Boas Vindas, gravou DVD do músico João Donato, Pedro Luis , entre outros. Fez o vídeo clipe da Orquestra Contemporânea de Olinda e do Poeta Jorge Salomão, foi assistente de direção e câmera do documentário Onde a Coruja Dorme dirigido por Marcia Derraik e Simplício Neto, entre outros projetos.
Milena Sá continua assim, sua carreira focada na produção e lançamento de EPs e Singles musicais para ampliar seu trabalho autoral como musicista e compositora desde 2020.
Sua participação na FLIM 2024:
Mais um pouquinho de Milena Sá: