Victor Meirelles

Victor Meirelles

Victor Meirelles, é Carioca da Gema, criado no Complexo de Favelas da Coreia em Senador Camará Zona Oeste do RJ. É artista, arte educador, doutorando Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – PPG CFCH/ IP/EICOS UFRJ, mestre Quebradeiro – UQ PACC UFRJ com orientação da Imortal Heloisa Buarque de Holanda, mestre de Psicossociologia da Saúde e Comunidades – PPG CFCH/ IP/EICOS UFRJ, pós graduado em Filosofia e Direitos Humanos – Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni), tem licenciatura plena em Letras – UNESA, estudou Direito – Universidade da Cidade do Rio de Janeiro, é integrante da Rede Nacional de Observatórios de Políticas Públicas, Cuidado e Educação em Saúde. Também é palestrante e ativista cultural.

Autor do livro Marcos e Marcos.

Filho de Lilian Meirelles e William, nasceu em Marechal Hermes, subúrbio do Rio de Janeiro – e, não ao acaso, num hospital em frente a um teatro – o que explicaria a paixão de toda uma vida.

Cresceu na periferia carioca, na Favela de Senador Camará, o que ele chama de lugar de aprendizado e, desde então, tem sido criativo, pesquisador e inovador, para sobreviver aos desafios daquela realidade – tornou-se empreendedor, artista, ator, radialista, acadêmico e arte educador.

Através do projeto Arte Faz Parte Arte Educação, negócio de impacto social que criou, milita pelo combate à violência, contra o bullying e busca a promoção da leitura, é ativista cultural em escolas públicas, Ongs, OSCs e periferia.

Arte faz parte

É coautor participativo da FLUP e compõe como docente o Corpo Tátil, instituto que realiza oficinas de teatro com cegos e deficientes visuais. Especialista no Instituto Conhecer, no Coral Uma Só Voz, promove atividades com pessoas em situação de rua.

Victor é, também, um dos fundadores do Centro Cultural Chica Xavier, em Olaria, e um dos idealizadores da biografia ‘Chica Xavier – A Mãe do Brasil’.

Como ator, integrou diversos elencos e obras audiovisuais, tanto na TV aberta como no cinema – e você pode até assisti-lo no Amazon Prime, no filme “Quando Lembro de Chico”. Mas foi o teatro, seu primeiro amor, que o levou a pisar em fantásticos palcos ao redor do mundo – 500 cidades, 32 Estados e 7 países (EUA, ITA, CHE, ARG, DEU, BRA, URU) e milhares de espectadores! Mas isso é só o começo…

Sua participação na FLIM 2024

Domingo 08/09 – Nada me aflige

Domingo 08/09 – A escrevivência

Conheça mais um pouco de seu trabalho:

Arte Faz Parte Arte e Educação